Crónica da Torreira: Pola Candelária nengumha ave voa soa…

1º FOTO CRÓNICA PASSAROS CANDELORIAOnde o deixamos da outra volta já estavamos pensando no Apalpador e que saibades que chegou com muitos presentes das Salvadas e umha presada de castanhas, obrigadas amiguinhas das Salvadas!

Dizer-vos que depois das férias do Natal, a última criança que se incorporou na nossa sala em janeiro chama-se Xido, queremos dar-lhe a bem-vinda a ele mais à sua familia e que se sinta umha mais do grupo e  da Semente.

FOTO XIDO 1 FOTO XIDO 2Deseguido estivemos observando mais pássaros: o picafolhas, o paspalhás…e achamos que sería de interesse fazer uns comedeiros e pendurá-los com muito cuidado numhas árvores à beira do rio Sarela e assi o figemos e também assi a ver se podemos olhar algum mais perto.

PASSAROS PICAFOLHAS E PASPALHÁS 1

FOTOS COMEDEIROS 1 FOTOS COMEDEIROS 2 FOTOS COMEDEIROS 4 FOTOS COMEDEIROS 5 FOTOS COMEDEIROS 6Observando os pássaros um dia na sala, perguntamo-nos quê teriam por dentro e estivemos olhando uns vídeos e desenhos para saber quê órgaos tenhem no seu interior e mesmo reproduzimos esses desenhos em cartom: o estómago, fígado, papo, coraçom… para depois uni-los e fazer o interior do corpo dos passaros.

FOTOS PASSAROS POR DENTRO 1 FOTOS PASSAROS POR DENTRO 2Também gostamos de brincar nos diversos recantos e a Caixa dos cosocobelhos ajudam-nos para saber com quem nos pode tocar esse dia, e deste jeito poder compartilhar tempos e espaços com as diferentes companheiras.

FOTO RECANTOS 1 FOTO RECANTOS 2 FOTO RECANTOS 3 FOTO RECANTOS 4Gostamos muito de ir aprendendo novas palavras, daí que tenhamos um jogo com umhas imagens para adivinhar a palavra, mas também  lembrar às famílias sementeiras que cada certo tempo vam nas saquinhas da cartons com diversidade de vocabulário que podemos ir empregando com as nossas crianças: as fruitas do outono, o almorço… se por qualquer cousa nom vos chegam pedide-no-las! Também dizer que esperamos em breves que se achegue alghuma família sementeira mis a participar na sala, bulide!

FOTO JOGO VOCABULÁRIO 2 (1) FOTO JOGO VOCABULÁRIO 2 (2)Finalmente chegamos a fevereiro e já se sabe “quando a Candelária chora meio inverno vai fora”, “que chova ou deixe de chover metade do inverno está por passar!” e o Entruido andam entrando pola janelas da Torreira com o domingo oleiro e fareleiro.

FOTO OEIRO 3  FOTO OLEIRO 4 FOTO OLEIRO 5 FOTO OLEIRO 6 FOTO OLEIRO 7 FOTO OLEIROS 1 FOTOS OLEIRO 8 ULTIMA DA CRONICA