ANO NOVO, NOVA COLHEITA DE SEMENTES

  Somos o novo grupo do ano 2016-17, vamo-nos apresentar e dar as boas-vindas: Antón, Carme, Ézaro, Nerea, Leo, Rosalía, Vera, Uxía, Xaquín, Xoana e mais Rosa.

Começamos lá polo mês de setembro, já passárom vários meses, pouco a pouco fomos conhecendo a Semente da Torreira: as duas salas e o quintal e com certeza as redondezas da escola. A respeito do quintal dizer-vos que tem diversos materiais novos com que poder brincar: um bambám, um pau pendurado para dar voltas e voltas, um espaço de sombra, pneumáticos… quando vinherem visitar-nos as amiguinhas das Salvadas vamo-lo passar genial !!! brincab%d1%80las 

O dia a dia vai passando devagarinho, conhecendo-nos (também o Pichelinho, obrigada família da Carme), atendendo os ritmos de cada criança e respeitando-os, afazer-nos a sermos mais autónomas, compartilhando tempos e espaços: merendas, jogos, bailes, cançons..etc.

pintando

Contar-vos também que já veu fazer-nos a primeira visita e contar-nos o conto O pito Cairo, a mae do Xaquín (obrigada Encarna e familía).

Outra das cousas que figemos foi com as amigas da outra sala ir ao rio (já fomos várias vezes) encontrando folhas, paus e diversidade de bichos, e como nom, brincar com a água.

experimentar-elementos-naturaisde-merenda-ao-r%e2%95%93oQuanto às celebraçons pois já tivemos vários aniversários, vamos medrando em anos e altura!!!. Outras das celebraçons fôrom a vindima, o Samaim, o Magusto no quintal e um concerto que nos veu dar Kátia Teixeira.

foto-concerto-iria-3 foto-concerto-iria-2 foto-concerto-iria-1Mas um pouco antes de chegar o outono, com a ajuda da Lucia (aluna estagiária) observamos os diferentes frutos desta época: diospiro, castanhas, cabaças, nozes, maçás, uvas (obrigada à irmá da Lucia polos frutos).

debulhando-milho vendima abrindo-ouri%d0%b0os frutos-outono-para-compartilharDepois disto, chegou o dia do Samaim, decoramos a porta da sala, pintamos fantasmas e aranhas com as maos e pés e chegou a Bruxa Maruja (beijinhos Lucia), botamos um conjuro para nom termos medo:

Olhos de rato,

cabeça de porco,

pés de javali,

tira do medo por mim!

 samain-e-calac%d1%89s pintando-pes-pantasmas

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Também estamos a falar das emoçons Como te sentes!: contente, zangado, triste, medo, surpreendida contamos com umhas faces com que brincamos e assim observamos como nos sentimos dia a dia.

brincamos-e-damos-alouminhos fotos-lucia-emo%d0%b0ons as-emo%d0%b0onsFinalmente, mas só até a seguinte crónica, despedir-nos da Lucia, obrigada e beijinhos de todas nós e dar a bem-vinda à Alba (nova aluna estagiária) com a que estamos a fazer diversas cousas sobre o sopro (circuitos, serpes que soltam a língua) e também demos a Caixa de Música, esperamos que nos mandedes muitas cançons.

lucia-aluma-estagi%e2%95%a1ria-com-as-crian%d0%b0as fazendo-as-serpes-de-sopro circuito-soproEstamos à espera de que cheguem as avós de AGADEA (Marisa, María, Manuela, Filomena e Iria) em breve contaresmos-vos mais sobre elas e este projeto que começa na Semente.

Beijos e apertas a todas as famílias sementeiras, às amigas das Salvadas, esperamos ver-vos em vindouras visitas!!